Plugins Essenciais para WordPress

Para um webdesigner ou webmaster, que utilize a plataforma WordPress para criar blogs/sites, os plugins são algo muito importante, e por esse motivo resolvi criar uma lista com alguns dos plugins que considero mais importantes.

Akismet
Este plugin vem incorporado por defeito no WordPress. É bastante importante para filtrar comentários com spam. Deve ser inserida uma chave/serial para o plugin funcionar, a chave pode ser adquirida de forma gratuita através do site wordpress.com, bastando para isso um registo para ter acesso ao painel onde a chave se encontra.

Página do Plugin

Contact Form 7
Ter um formulário de contacto no site é essencial nos dias de hoje, facilita e promove o contacto por parte do leitor.Com este plugin podes facilmente criar uma página de contacto para o teu site wordpress.

Página do Plugin

Automatic SEO Links
Plugin que de forma automaticamente transforma palavras definidas por nós em links. É muito importante para aumentar os links internos no site. Muito fácil de fazer a gestão de links, recomendo.

Página do Plugin

Sociable
As redes sociais são uma forma fantástica de divulgar sites/blogs, este plugin adiciona “botões” de partilha e gosto do Facebook, Twitter e Google+ ao artigos ou páginas do site, para que desta forma os leitores possam partilhar o link e trazer mais visitas ao site.

Página do Plugin

WP-Optimize
Mais uma forma de optimizar site em WordPress. Essencial para optimizar a base de dados, também permite limpar comentários não aprovados e comentários classificados como spam. É importante fazer uma optimização as bases de dados, por exemplo uma vez por semana.

Página do Plugin

WP-PageNavi
Um excelente plugin para fazer a personalização/paginação dos posts. Por norma o WordPress apenas adiciona um link para a próxima pagina e a anterior, mas este plugin pode nomear todas as páginas e passar por exemplo da página 1 para a página 5.

Página do Plugin

Google XML Sitemaps
Plugin essencial para uma boa indexação do site nos motores de busca. Um sitemap disponibilizada a estrutura/links de todo o site, facilitando a indexação em motores de pesquisa. Este plugin cria e actualiza automaticamente e quase de forma instantânea o sitemap do teu site.

Página do Plugin

All in One SEO Pack
Plugin que possibilita a personalização de títulos, descrições e palavras chave de cada post, basicamente é um plugin utilizado para melhorar o posicionamento dos sites nos motores de busca.

Página do Plugin

SEO Friendly Images
Este plugin também melhora o SEO do blog mas com particular atenção na imagens que colocamos nos artigos. Este plugin efectua automaticamente a optimização das imagens que colocamos nos artigos com a descrição apropriada (ALT) e os atributos do Titulo apropriado (Title), caso não tenhamos efectuado a sua optimização. Esta optimização é mais uma vez importante para a indexação nos motores de busca.

Página do Plugin

WordPress Stats
Excelente para análise e monitorização das visitas. Algo ao género de Google Analitics, é simples e prático para fazer uma analise simples das visitas que o blog está a ter.

Página do Plugin

Easy AdSense Lite
Plugin simples para adicionar facilmente banners adsense pelo seu site/blog. Para quem não pretende ter o trabalho ou não sabe editar a theme manualmente para inserir os códigos adsense, pode ser boa ferramenta.

Página do Plugin

Achas que falta referir algum plugin? Deixe a sua opinião nos comentários.

CATEGORIESWebmasters

TAGS , , , , , , ,

1 Comment

  1. Silvia Blackburn

    O Title é portanto o título do artigo nos motores de busca, e um aspecto muito importante. A Description é a Meta Descrição do seu artigo também nos motores de busca, e deverá conter a sua palavra-chave do artigo pelo menos 1 vez. Não é recomendável que repita a palavra-chave várias vezes, caso contrário estará a fazer Keyword Stuffing , que é uma péssima prática em termos de SEO e que o Google detesta. As Meta Keywords (3ª seta a vermelho) não é um aspecto importante em termos de SEO, pelo que você é que deverá decidir se pretende colocá-las ou não. Alguns plugins usam essas palavras-chave como termos de busca interna do blog (tal como as Tags do artigo).

Leave a Reply