Tipos de Clientes

Ser Designer Gráfico, ou mesmo Webdesigner não é fácil, não é mesmo! Como designer nunca tive grandes problemas no desenvolvimento de trabalhos, mais tarde ou mais cedo a criatividade e inspiração chega sempre, o grande problema em ser-se designer gráfico, diz respeito aos clientes. Existem 3 tipos de clientes, os que sabem de forma geral o que pretendem mas que dão espaço ao designer para ser criativo, os que sabem o que pretendem e não dão ouvidos ao designer, e os que não sabem o que pretendem.

O primeiro tipo de cliente, é sem dúvida alguma o melhor tipo de cliente que um designer gráfico pode ter. Sabe mais ou menos aquilo que pretende, mas deixa o designer utilizar a sua experiência e bom gosto para o trabalho, ao contrário do segundo tipo de cliente, que sabe (ou pensa que sabe) aquilo que pretende, e na maioria das vezes o designer até têm o trabalho facilitado com este tipo de cliente, pois basta seguir à risca aquilo que o cliente pretende, no entanto, um cliente (na maioria das vezes) não é uma pessoa criativa, e por isso, o trabalho final, poderá ficar do agrado do cliente, mas com certeza que não ficará do agrado do designer (sendo o objectivo principal cumprido, que é satisfazer o cliente, no entanto é também importante que o designer fique satisfeito com o trabalho, para que o possa colocar no seu portfólio).

E o terceiro tipo de cliente, ainda é um cliente pior… Não sabe aquilo que pretende, e um designer não é um adivinho. Já desenvolvi diversos trabalhos para este tipo de cliente, e sei que na maioria das vezes, o cliente não fica satisfeito sem que o designer gráfico se empenhe ao máximo. Adivinhar aquilo que o cliente pretende, sem que o mesmo saiba o que quer, não é fácil.

CATEGORIESDesign , Outros

TAGS , , , ,

1 Comment

Leave a Reply